top of page

PILOTOS

Cursos de Piloto de Aeronave

ESPECIALIZAÇÕES

PBN

PERFORMANCE BASED NAVIGATION

Pré-requisitos:

  • Alunos já aprovados na banca de PC/IFR;

  • Recomendado realizar antes do treinamento IFR em simulador.

 

O curso PBN – Performance Based Navigation é dirigido a pilotos que desejam voar realizando navegação baseada em performance, a qual é utilizada cada vez mais tanto em procedimentos quanto em rota, e dá direito a um certificado com validade de 2 anos perante a ANAC.

Duração: 8 horas EAD.

RVSM

REDUCED VERTICAL SEPARATION MINIMUM

Pré-requisitos:

  • Não há;

  • Recomendado para pilotos durante o treinamento de piloto comercial.

 

Operações realizadas em RVSM (Separação Vertical Mínima Reduzida), aumentam a capacidade de utilização do espaço aéreo e reduzem os custos de consumo de combustível. Neste curso apresentamos conceitos necessários para a operação RVSM, seus procedimentos normais e de contingência, bem como fraseologia e preenchimento de planos de voos resultando no melhor gerenciamento do tráfego, tornando a aviação civil mais segura, prática, rápida e econômica.

Duração: 4 horas EAD.

TAI

TRÁFEGO AÉREO INTERNACIONAL

Pré-requisitos:

  • Não há;

  • Recomendado para pilotos que desejam realizar voos internacionais.

 

O curso de TAI visa informar o piloto que deseja realizar voos internacionais dos principais órgãos reguladores e das publicações que regulam esse tipo de operação. Também são abordados os documentos necessários, as taxas e autorizações que podem ser esperadas, além de um pouco da comunicação padrão para a radiofonia internacional.

Duração: 4 horas EAD.

PP (Piloto Privado) Teórico

Pré-requisitos:

  • Ensino médio completo ou estar cursando.

Durante o curso teórico, o aluno terá acesso a informações importantes para ter o conhecimento necessário para pilotar uma aeronave com segurança. Serão ministradas as seguintes disciplinas:

 

  • Navegação Aérea (VFR)

  • Meteorologia

  • Conhecimentos Técnicos (motores à pistão)

  • Aerodinâmica e Teoria de Voo

  • Regulamentos de Tráfego Aéreo (VFR)

 

Duração: 120 dias EAD.

PP Prático

Pré-requisitos:

  • 18 anos completos;

  • Certificado Médico Aeronáutico de 2ª Classe;

  • Ensino Médio concluído até o dia do voo de Check;

  • Aprovação na Banca da ANAC de PP (caso não tenha, o aluno ficará limitado a 10 horas de treinamento prático).

 

A carga horária total da prática de voo será em torno de 45 (quarenta e cinco) horas de voo, obedecendo às seguintes fases (com estimativas que variam de acordo com a performance do aluno):

  • Fase I – Pré-Solo: 20 horas

  • Fase II – Aperfeiçoamento: 10 horas

  • Fase III – Navegação: 8 horas

  • Fase IV – Voo Noturno: 3 horas

  • Fase final – Pré-check & Check: 3 horas

 

Aeronaves Utilizadas: Cessna 152.

PC Teórico

Pré-requisitos:

  • Não há requisitos adicionais.

Disciplinas:

  • Navegação Aérea (VFR & IFR)

  • Meteorologia

  • Conhecimentos Técnicos (motores à pistão e a reação)

  • Aerodinâmica e Teoria de Voo

  • Regulamentos de Tráfego Aéreo (VFR & IFR)

  • Matemática e Física

  • Segurança de Voo & Contra Atos de Interferência Ilícita

  • Inglês Técnico

  • A Aviação Civil & Direito Aeronáutico

  • Instrução Aeromédica

PC Prático

Pré-requisitos:

  • Licença de PP;

  • Certificado Médico Aeronáutico de 1ª Classe válido para o Check (caso não tenha, o aluno pode iniciar o treinamento com o de 2ª Classe válido);

  • Aprovação na Banca da ANAC de PC para o Check (caso não tenha, o aluno pode iniciar o treinamento se estiver cursando o PC Teórico).

 

A carga horária total da prática de voo deverá ser de, no mínimo 150 (cento e cinquenta) horas de voo totais, obedecendo os seguintes mínimos para a obtenção da licença:

Mínimos para a licença de Piloto Comercial – IFR:

  • Fase I – Adaptação 8 horas

  • Fase II – Aproximação 8 horas

  • Fase III – Manobras 6 horas

  • Fase IV – Navegação 50 horas

  • Fase V – Noturno 5 horas

 

Aeronaves Utilizadas: Cessna 152 e Cessna 172.

Mínimos para a licença de Piloto Comercial – IFR/MLTE:

  • 70 horas – Piloto em Comando, sendo 50 horas de navegação visual;

  • 5 horas – Voo noturno;

  • 30 horas – Simulador

  • 10 horas – IFR monomotor

  • 12 horas – Aeronave Multimotora (Seneca I).

 

Aeronaves utilizadas: Cessna 152, Cessna 172 e Seneca I.

INV Teórico

Pré-requisitos:

  • Não há requisitos adicionais.

Disciplinas:

  • O Instrutor e a Comunicação

  • Relações Interpessoais

  • Recursos Audiovisuais

  • Processo Ensino-Aprendizagem

  • A Avaliação e a Crítica

  • Teoria de Voo

  • A Aviação Civil

  • Instrução Aeromédica

INVA Prático

Pré-requisitos:

  • Licença de PC;

  • Certificado Médico Aeronáutico de 1ª Classe válido;

  • Aprovação na Banca da ANAC de INVA para o Check (caso não tenha, o aluno pode iniciar o treinamento se estiver cursando o INVA Teórico).

 

A carga horária total da prática de voo será em torno de 31.5 (trinta e uma e meia) horas de voo, obedecendo às seguintes fases (com estimativas que variam de acordo com a performance do aluno):

  • Fase I – Preparação do Instrutor: 24.5 horas

  • Fase II – Navegação: 4 horas

  • Fase III – Pré-Check e Check: 3 horas

 

Aeronaves utilizadas: Cessna 152

bottom of page