PILOTOS
ESPECIALIZAÇÕES
PBN
PERFORMANCE BASED NAVIGATION
Pré-requisitos:
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Alunos já aprovados na banca de PC/IFR;
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Recomendado realizar antes do treinamento IFR em simulador.
O curso PBN – Performance Based Navigation é dirigido a pilotos que desejam voar realizando navegação baseada em performance, a qual é utilizada cada vez mais tanto em procedimentos quanto em rota, e dá direito a um certificado com validade de 2 anos perante a ANAC.
Duração: 8 horas EAD.
RVSM
REDUCED VERTICAL SEPARATION MINIMUM
Pré-requisitos:
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Não há;
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Recomendado para pilotos durante o treinamento de piloto comercial.
Operações realizadas em RVSM (Separação Vertical Mínima Reduzida), aumentam a capacidade de utilização do espaço aéreo e reduzem os custos de consumo de combustível. Neste curso apresentamos conceitos necessários para a operação RVSM, seus procedimentos normais e de contingência, bem como fraseologia e preenchimento de planos de voos resultando no melhor gerenciamento do tráfego, tornando a aviação civil mais segura, prática, rápida e econômica.
Duração: 4 horas EAD.
TAI
TRÁFEGO AÉREO INTERNACIONAL
Pré-requisitos:
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Não há;
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Recomendado para pilotos que desejam realizar voos internacionais.
O curso de TAI visa informar o piloto que deseja realizar voos internacionais dos principais órgãos reguladores e das publicações que regulam esse tipo de operação. Também são abordados os documentos necessários, as taxas e autorizações que podem ser esperadas, além de um pouco da comunicação padrão para a radiofonia internacional.
Duração: 4 horas EAD.
PP (Piloto Privado) Teórico
Pré-requisitos:
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Ensino médio completo ou estar cursando.
Durante o curso teórico, o aluno terá acesso a informações importantes para ter o conhecimento necessário para pilotar uma aeronave com segurança. Serão ministradas as seguintes disciplinas:
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Navegação Aérea (VFR)
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Meteorologia
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Conhecimentos Técnicos (motores à pistão)
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Aerodinâmica e Teoria de Voo
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Regulamentos de Tráfego Aéreo (VFR)
Duração: 120 dias EAD.
PP Prático
Pré-requisitos:
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18 anos completos;
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Certificado Médico Aeronáutico de 2ª Classe;
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Ensino Médio concluído até o dia do voo de Check;
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Aprovação na Banca da ANAC de PP (caso não tenha, o aluno ficará limitado a 10 horas de treinamento prático).
A carga horária total da prática de voo será em torno de 45 (quarenta e cinco) horas de voo, obedecendo às seguintes fases (com estimativas que variam de acordo com a performance do aluno):
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Fase I – Pré-Solo: 20 horas
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Fase II – Aperfeiçoamento: 10 horas
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Fase III – Navegação: 8 horas
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Fase IV – Voo Noturno: 3 horas
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Fase final – Pré-check & Check: 3 horas
Aeronaves Utilizadas: Cessna 152.
PC Teórico
Pré-requisitos:
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Não há requisitos adicionais.
Disciplinas:
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Navegação Aérea (VFR & IFR)
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Meteorologia
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Conhecimentos Técnicos (motores à pistão e a reação)
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Aerodinâmica e Teoria de Voo
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Regulamentos de Tráfego Aéreo (VFR & IFR)
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Matemática e Física
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Segurança de Voo & Contra Atos de Interferência Ilícita
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Inglês Técnico
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A Aviação Civil & Direito Aeronáutico
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Instrução Aeromédica
PC Prático
Pré-requisitos:
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Licença de PP;
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Certificado Médico Aeronáutico de 1ª Classe válido para o Check (caso não tenha, o aluno pode iniciar o treinamento com o de 2ª Classe válido);
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Aprovação na Banca da ANAC de PC para o Check (caso não tenha, o aluno pode iniciar o treinamento se estiver cursando o PC Teórico).
A carga horária total da prática de voo deverá ser de, no mínimo 150 (cento e cinquenta) horas de voo totais, obedecendo os seguintes mínimos para a obtenção da licença:
Mínimos para a licença de Piloto Comercial – IFR:
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Fase I – Adaptação 8 horas
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Fase II – Aproximação 8 horas
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Fase III – Manobras 6 horas
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Fase IV – Navegação 50 horas
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Fase V – Noturno 5 horas
Aeronaves Utilizadas: Cessna 152 e Cessna 172.
Mínimos para a licença de Piloto Comercial – IFR/MLTE:
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70 horas – Piloto em Comando, sendo 50 horas de navegação visual;
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5 horas – Voo noturno;
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30 horas – Simulador
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10 horas – IFR monomotor
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12 horas – Aeronave Multimotora (Seneca I).
Aeronaves utilizadas: Cessna 152, Cessna 172 e Seneca I.
INV Teórico
Pré-requisitos:
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Não há requisitos adicionais.
Disciplinas:
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O Instrutor e a Comunicação
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Relações Interpessoais
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Recursos Audiovisuais
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Processo Ensino-Aprendizagem
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A Avaliação e a Crítica
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Teoria de Voo
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A Aviação Civil
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Instrução Aeromédica
INVA Prático
Pré-requisitos:
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Licença de PC;
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Certificado Médico Aeronáutico de 1ª Classe válido;
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Aprovação na Banca da ANAC de INVA para o Check (caso não tenha, o aluno pode iniciar o treinamento se estiver cursando o INVA Teórico).
A carga horária total da prática de voo será em torno de 31.5 (trinta e uma e meia) horas de voo, obedecendo às seguintes fases (com estimativas que variam de acordo com a performance do aluno):
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Fase I – Preparação do Instrutor: 24.5 horas
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Fase II – Navegação: 4 horas
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Fase III – Pré-Check e Check: 3 horas
Aeronaves utilizadas: Cessna 152